terça-feira, 22 de setembro de 2009

Igual – Desigual

Hoje eu não pretendo ser clara, nem contar algum fato especial. Mentira! Talvez eu conte vários, mas enfim, rs, o que eu quero dizer é que não pretendo ser coerente. Quero ir colocando o que vai me passando sem parar para pensar e preparar o texto. Então, previamente me desculpem pelo caos. =)
Para começar quero compartilhar dois escritos, um de Clorinda Matto Turner em seu livro publicado em 1889, no Peru, e outro de Carlos Drummond de Andrade, publicado em algum ano entre 1902 e 1987, no Brasil. Estes dois escritos e suas igualdades e desigualdades desencaderam uma explosão de pensamentos na minha pobre cabecinha.

"El corazón del hombre es como el cielo cargado de nubes, infinito en sus fenómenos e igual en el curso de sus sacudimientos tempestuosos"
Aves sin Nido - Clorinda Matto de Turner.

Igual-Desigual - Carlos Drummond de Andrade
Eu desconfiava:
todas as histórias em quadrinho são iguais.
Todos os filmes norte-americanos são iguais.
Todos os filmes de todos os países são iguais.
Todos os best-sellers são iguais
Todos os campeonatos nacionais e internacionais de futebol são
iguais.
Todos os partidos políticos
são iguais.
Todas as mulheres que andam na moda
são iguais.
Todos os sonetos, gazéis, virelais, sextinas e rondós são iguais
e todos, todos
os poemas em verso livre são enfadonhamente iguais.
Todas as guerras do mundo são iguais.
Todas as fomes são iguais.
Todos os amores, iguais iguais iguais.
Iguais todos os rompimentos.
A morte é igualíssima.
Todas as criações da natureza são iguais.
Todas as acções, cruéis, piedosas ou indiferentes, são iguais.
Contudo, o homem não é igual a nenhum outro homem, bicho ou
[coisa.
Ninguém é igual a ninguém.
Todo o ser humano é um estranho
ímpar.

O engracado, é que eu li o trecho da Turner um pouco depois de ter tido uma conversa com Cristina (estudante de pós-graduacao, da Alemanha, que vive no mesmo alojamento que eu), na qual pela primeira vez aqui, me senti compreendida e senti que compartilhava dos mesmos sentimentos que alguém nesta terra tão inóspita rs.
Ambas temos a mesma sensação: a de que fora do nosso alojamento, parece que está passando um típico filme hollywoodiano, e nós, invisíveis para os atores, somos meros espectadores.
E aí pensei: Como é estranho, eu, nascida e criada no Brasil. Ela, nascida na Austria e criada na Alemanha. Compartilhamos uma visão de mundo tão parecida, tantos gostos e sentimentos comuns. E acho que a resposta já estava aí, dada de forma bem poética. =)
Mesmo com a resposta dada, continuo perdida em meio a infinitude dos fenômenos e na estranheza impar que permeia todo ser humano.
Acho que o fluxo caótico de pensamentos que me atravessam hoje, é o responsável por eu estar no piloto automático rs! Estou cumprindo os compromissos com o corpop presente. Mas só. Não consigo nem tomar consciência das coisas inadiáveis que preciso fazer. Já tentei ate o típico balde de café americano. Mas parece ter sido em vão.
Continuemos...
.... Voltando....
Parei pra ir a aula de Inglês e o balde de café fez efeito!!! Como sou sensível à cafeína, continuo pensando, mas em tanta coisa ao mesmo tempo que eu não consigo focar em nenhuma! Ahhhhh só em comer! Não consigo parar!
E genteeeeeeee! Eu não vou mais ao show do B.B. King!!!!! Eu vou ao show do HANSON!!!!!!!!!!!! hauhauhauaauauha Show do Hanson, em um bar de Nashville, dia 27 de outubro, por 30 dólares!!!!O do B.B. King custa 129 dólares! =) Acho que isso explica muita coisa =) MORRI!!!!!! Sonho de adolescente!
Pra finalizar, descobri que dá pra colocar foto aqui! Estou esperando fazer um dia bonito pra tirar novas fotos! Aqui chove há 1 semana! Fuen Fuen!
No mais, vontade cair no mar, afundar no silêncio e ser resgatada pelo MAriiiiiiiiiiiiiiido!
Clarice Lispector sabia das coisas! A saudade é mesmo como a fome...

Beijos,
Fomeeeeee!

4 comentários:

  1. Já te falei dos meus panos né: Se vc se jogar nos braços dos Hansons eu faço questão de ir no show do black eye peas pra subir no palco e dançar My Humps com a Fergie hauhauhauhauhau

    Te amo, sua maluca

    ResponderExcluir
  2. escrever que é bom, né dona maria?rs..

    ResponderExcluir